anosmia tem cura

O olfato, muito diferente do que muitos pensam, é uma sensação primitiva com o objetivo de sentir cheiros ruins e não cheiros bons!

Sim, nos primórdios da formação do atual ser humano, o olfato desenvolveu-se para uma proteção do ser humano contra comidas estragadas, ambientes com gases tóxicos, etc. Então, sentido o cheiro ruim o indivíduo se afasta e preserva a sua vida.

E mais uma informação muitíssimo interessante: por quê o nariz é avançado e fica para frente do rosto em cima da boca? Ora, para cheirar as comidas antes que entrem e para que possa haver então este filtro contra alimentos indesejáveis. Mas, hoje em dia o olfato é essencialmente uma sensação dedicada a coisas boas e agradáveis.

asnomia

Quem não gosta de um delicioso cheiro de comida? E de um perfume maravilhoso?

Então, o olfato hoje nos dá sensações muito agradáveis e contribui inclusive decisivamente para o paladar. A perda do olfato pode parecer algo insignificante, mas é verdadeiramente uma catástrofe. E quais as causas para isto? As principais, entre outras, são:

• viroses diversas
• pólipos nasais
• tumores nasais
• sinusites
• desvios de septo ou aumento das adenóides
• reação ao uso prolongado de medicamentos vasoconstrictores locais
• traumas de crânio
• tumores cerebrais
• doenças neurológicas diversas

A perda do olfato pode ser transitória e fugaz ou até definitiva. Depende muito da causa, o que muitas vezes, infelizmente, não se tem certeza. O que devemos fazer é: em caso de perda do olfato procurar imediatamente uma consulta com médico otorrinolaringologista para investigação e esclarecimento diagnóstico.

Quanto antes procurar o médico, maiores as chances de cura. O médico otorrinolaringologista irá fazer exames clínicos e provavelmente um exame endoscópico do nariz (nasofibroscopia) e poderá ser necessário exames complementares como uma tomografia computadorizada ou uma ressonância nuclear magnética, etc.

o que é anosmia

Inúmeros tratamentos podem ser prescritos, desde medicamentos via oral até locais no nariz. Entretanto, infelizmente alguns casos não têm sucesso e o olfato não volta. Isto é uma realidade que não deve ser omitida dos pacientes e pode realmente ocorrer.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *